Implicações da avaliação de impacto ambiental

Autores

  • Celina F. Bragança Rosa Cláudio CETESB

Palavras-chave:

avaliação de impacto ambiental, impacto ambiental, Rima, componente social

Resumo

Este artigo procura, através da dimensão analítica do controle ambiental e sua gestão, enfocar o meio ambiente por meio de abordagens metodológicas da avaliação de impactos ambientais. Aponta a variável sócio-econômica, além da biofísica, como componente pouco estudado numa avaliação de impacto de atividade humana ao meio ambiente. A pertinência desta consideração se deve à recente resolução do Conama -Conselho Nacional do Meio Ambiente, determinando que a aprovação de projeto que modifique o meio ambiente dependa da elaboração de escudo de impacto ambiental e respectivo Rima -Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente. Surge então o compromisso quanto ao atendimento e à execução adequados desta prática pelos órgãos públicos ambientais. Evidenciam-se uma preocupação contundente e um interesse potencial na geração de debate quanto às prioridades políticas e à institucionalização a níveis nacional e estadual da realização e atendimento dos Rimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina F. Bragança Rosa Cláudio, CETESB

Arquiteta da CETESB, Mestre cm Arquitetura e Urbanismo, Pós-graduada cm Gerenciamento e Proteção Ambiental pela Universidade Técnica de Dresden, RDA

Downloads

Publicado

1987-12-01

Como Citar

CLÁUDIO, C. F. B. R. Implicações da avaliação de impacto ambiental. Revista Ambiente, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 159–162, 1987. Disponível em: https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista/article/view/42. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos