Zoneamento

uma análise crítica

Autores

  • James Jackson Griffith Universidade de Viçosa

Palavras-chave:

zoneamento ambiental, Áreas de Proteção Ambiental, conservação de recursos naturais, planejamento de uso da terra, environmental zoning, Environmental Protection Areas, natural resource conservation, land use planning

Resumo

Este trabalho investiga os efeitos prováveis de zoneamento sobre o uso da terra em áreas rurais e silvestres. Analisa os antecedentes de zoneamento em planejamento urbano e compara esta experiência urbana com a situação da Área de Proteção Ambiental (APA) no Brasil - nova unidade de conservação, criada em 1981. Apresenta um modelo para investigar as conseqüências complexas - algumas não inteiramente previsíveis e possivelmente indesejáveis para o meio ambiente - sobre o mercado imobiliário. Discute algumas situações em que se obtém maior ou menor sucesso de proteção ambiental, regulamentando o uso da terra pela técnica de zoneamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Jackson Griffith, Universidade de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Viçosa – Minas Gerais

Downloads

Publicado

1989-01-01

Como Citar

GRIFFITH, J. J. . Zoneamento: uma análise crítica. Revista Ambiente, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 20–25, 1989. Disponível em: https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista/article/view/127. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos