Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Ao submeterem o artigo, os autores garantem que:
- o artigo é original e não foi submetido a outros periódicos;
- todos os autores mencionados efetivamente contribuíram para o desenvolvimento do artigo;
- todos os autores foram informados sobre o processo editorial de submissão de trabalhos;
- o conteúdo e as posições expressas na publicação são de responsabilidade exclusiva dos autores.

A Revista está aberta a contribuições de autores nacionais e internacionais.

  1. Idiomas

Serão aceitos artigos em português e em inglês. Os artigos deverão ser submetidos na língua portuguesa com título e resumo em inglês e quando submetidos em inglês com título e resumo em português.

  1. Formas de Contribuição

Serão aceitos artigos originais (relato de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.) e de revisão, com as seguintes definições conforme a ABNT NBR 6022:

Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

* Neste caso a contribuição é original e inédita, não está sendo analisada para publicação em outra revista, como também não foi publicada em outros canais, impresso ou online.

Artigo científico: Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

* Artigos relevantes, com clara exposição e encadeamento de ideias.

Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

* Trabalhos que abordam o levantamento de estado da arte, em literatura nacional ou estrangeira, para identificar avanços, desafios e lacunas em temas relevantes e inovadores.

Não serão aceitos artigos com características de promoção comercial de marcas, produtos ou empresas.

  1. Como Enviar o Trabalho

Serão aceitos trabalhos submetidos exclusivamente de forma online.

  1. Formatação do Trabalho

4.1. Os trabalhos deverão ser submetidos em formato doc. ou docx., da seguinte maneira:

  1. a) Sem identificação dos autores, para avaliação (ver item 4.5).
  2. b) Com identificação dos autores, após aprovação (ver item 4.6).

4.2. O texto integral do artigo não poderá exceder 20 (vinte) páginas para Artigo Científico, e 25 (vinte e cinco) páginas para Artigo de Revisão.

4.3. Utilizar folha de tamanho A4; margens direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm; fonte Arial tamanho 12 (para citações diretas acima de três linhas, tamanho 10 e recuo de 4 cm de margem); parágrafos de 1,5 cm; espaçamento simples entre linhas; destaques em itálico (não utilizar negrito ou sublinhado); alinhamento justificado; não inserir folha de rosto; utilizar numeração sequencial em todo o trabalho.

4.4. O Título e Subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:). Caso o idioma do texto seja português, deverá conter título em português e em inglês (tittle); quando submetidos em inglês, deverá apresentar título em português. Utilizar Arial 14

4.5. Autor(es): os trabalhos enviados para avaliação não poderão conter o(s) nome(s) do(s) autor(res), ou qualquer texto que os identifique, incluindo os Agradecimentos. Essa cópia não identificada deverá ser encaminhada de forma a garantir o sigilo da autoria e a transparência e isenção do processo. Favor verificar se houve prejuízo à formatação do texto e fazer as correções necessárias; artigos desformatados serão devolvidos. Após aprovação do artigo pelos pareceristas, o trabalho deverá ser reencaminhado com a identificação dos autores.

4.6. Autor(es):  após aprovação deverá ocorrer um novo envio do trabalho, com a identificação dos autores, conforme segue:

Primeira página contendo:

- título do trabalho (conforme item 4.4) e

- nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de formação acadêmica, instituição à qual está vinculado e e-mail do autor principal, que devem aparecer em seguida ao títulos, indicados por caracteres arábicos.

Exemplo:

Título do Artigo: subtítulo do artigo

Fulano de Tal1 
Cicrano de Tal2 

1 Doutor em Tal pelo Instituto de Tal, Universidade XXX; Analista Ambiental do Instituto XXXX, Nome da Cidade, UF, Brasil.

2 Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade XXXX; Pesquisador do Instituto YYYY, Nome da Cidade, UF, Brasil.

4.7. O Resumo é um elemento obrigatório e deve ser elaborado conforme a NBR 6028. É constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, abordando tema geral, problema de pesquisa, objetivos, métodos e principais conclusões. Não deve ultrapassar 250 palavras. Caso o idioma do texto seja português, deverá conter resumo em português e em inglês (abstract); quando submetidos em inglês, deverá apresentar resumo em português.

4.8. Palavras-chave, que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Utilizar no máximo 7 (sete) palavras-chave, em português (no resumo em português) e em inglês (no resumo em inglês).

Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação.

4.9. A Introdução é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

4.10. O Desenvolvimento é a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método.

4.11. A Conclusão é a parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

4.12. As Nota(s) explicativa(s) e de rodapé devem ser evitadas, a não ser que sejam indispensáveis para a compreensão do texto. A numeração é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo, e no máximo com três linhas.

4.13. As Referências são elementos obrigatórios e devem ser elaboradas conforme a NBR 6023.

4.14. As Citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520.

4.15. Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.

Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.16. Ilustrações e Elementos Gráficos: qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme ABNT NBR 10520, legenda, nota e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Deverão ser digitalizadas eletronicamente em jpg com resolução a partir de 300 dpi, apresentadas em dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.

4.17. As Tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme ABNT NBR 10520.

4.18. Equações e Fórmulas: aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Exemplo:

x2 + y2 = z2 (1)

(x2 + y2)/5 = n (2)

4.19. Agradecimentos (opcionais) são os últimos elementos, vindo depois das Referências.

  1. Processo de Análise e Seleção de Artigos

O processo de análise e seleção de artigos obedecerá às seguintes etapas:

5.1. Verificação Inicial

Os artigos recebidos passarão por uma verificação inicial, para identificar se: (a) omitem o(s) nome(s) do(s) autor(es); (b) atendem ao escopo da revista; (c) contém os elementos básicos indicados anteriormente; (d) todas as ilustrações e elementos gráficos apresentam fonte; (e) as referências seguem a norma da ABNT; (e) apresentam índices elevados de similaridade; (f) cumprem com demais itens da Política Editorial; (g) estão redigidos em bom português.

Nessa etapa, os artigos poderão ser:

(a) aprovados para submissão à próxima etapa;

(b) retornar aos autores para adequação; ou

(c) recusados.

5.2. Análise por Pareceristas Ad Hoc

Nessa etapa é feita a avaliação pelo sistema de duplos cegos (double blind peer review), em que o artigo é enviado para dois revisores (pareceristas Ad Hoc), que são professores, pesquisadores e especialistas no tema do trabalho. Os pareceristas não terão acesso aos nomes dos autores e vice-versa, de forma a garantir a transparência e a isenção do processo, bem como a confidencialidade das informações.

Nessa etapa os artigos poderão ser:

(a) aprovados para publicação. O autor principal será comunicado, para enviar o artigo contendo o(s) nome(s) e dado(s) do(s) autor(es);

(b) devolvidos aos autores com sugestões de revisão e incentivo para nova submissão; ou

(c) reprovados.

Os artigos aprovados serão publicados à medida que forem aceitos, visto que a Revista Ambiente é de fluxo contínuo.

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Os nomes, endereços e outros dados enviados à Revista Ambiente serão utilizados exclusivamente para os fins definidos, e não serão utilizados para outras finalidades ou disponibilizados para terceiros.