Acertos e desacertos do Rima

Autores

  • Ivan Carlos Maglio CETESB

Palavras-chave:

impactos ambientais, estudos, relatório, avaliação e processo de decisão, Resolução Conama N. 001/86

Resumo

O artigo aborda a obrigatoriedade da apresentação de EIA - Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Rima-Relatório de Impacto Ambiental para licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, conforme o estabelecido na Resolução n. 001/86, do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente. O autor analisa os aspectos estratégicos contemplados nessa Resolução, dando especial ênfase àqueles que caracterizam o EIA/Rima como um instrumento de planejamento ambiental. Aborda, ainda, a necessidade de aprimoramento de certos aspectos técnicos, jurídicos e político-institucionais, destacando a ''independência" dos autores do EIA/Rima com relação à empresa responsável pelo empreendimento, a necessidade de formação de equipes multidisciplinares especializadas e a transparência do processo de avaliação e decisão sobre os EIA/Rima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Maglio, CETESB

Engenheiro Civil, Diretor de Planejamento Ambiental da CETESB, Coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente

Downloads

Publicado

1988-06-01

Como Citar

MAGLIO, I. C. Acertos e desacertos do Rima. Revista Ambiente, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 107–110, 1988. Disponível em: https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista/article/view/68. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos