Estudos preliminares sobre os efeitos de baixas concentrações de detergentes aniônicos na formação do bisso em brachidontes solisianus

Autores

  • Waldir Malagrino USP
  • Norival Pereira USP
  • Aristides Almeida Rocha USP

Resumo

Procurou-se observar a influência de uma mistura 1:1:1 de detergentes comerciais Skip + ODD + Minerva, todos pulverizados, sobre 180 exempfares de molusco Brachidontes solisianus, da família Mytilidae, expostos a bioensaio estático, aerados, durante sete dias, e alimentados com cultura de algas. As observações sobre os efeitos de baixas concentrações dos detergentes aoiônicos na formação do bisso atividade bissal dos animais testados, indicai:am que hã uma influência seletiva desses compostos e que é dependente do tamanho do animal. O comportamento dos moluscos varia em função do seu estágio de crescimento e da concentração do poluente na água. Os resultados permitem concluir que a presença de detergentes biodegradáveis ou não, ainda que em baixas concentrações nas águas, pode induzir a mudanças comportamentais dos organismos aquáticos, especialmente dos moluscos, sendo portanto um fator de influência negativa às comunidades aquáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldir Malagrino, USP

Biólogo do Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública da USP.

Norival Pereira , USP

Químico do Departamento d~ Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública da USP.

Aristides Almeida Rocha, USP

Biólogo da CETESB e.Professor Adjunto da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Downloads

Publicado

1987-01-01

Como Citar

MALAGRINO, W.; PEREIRA , N.; ROCHA, A. A. Estudos preliminares sobre os efeitos de baixas concentrações de detergentes aniônicos na formação do bisso em brachidontes solisianus. Revista Ambiente, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 37–39, 1987. Disponível em: https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista/article/view/15. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos