A política ambiental e o desenvolvimento

Autores

  • Ivan Carlos Maglio Secretaria Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

ecodesenvolvimento, zoneamento ambiental, modelos de desenvolvimento sustentável, impacto ambiental, política ambiental

Resumo

O artigo discute os modelos de desenvolvimento e suas relações com políticas governamentais de meio ambiente, especialmente a busca de novas estratégias e políticas, para o desenvolvimento sustentável, bem como a aplicação desses conceitos na análise do desenvolvimento brasileiro e da atual política de meio ambiente. A estrutura e as políticas brasileiras de meio ambiente são também analisadas com ênfase no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu Relatório (RIMA), e a aplicação de ambos nos últimos quatro anos, desde sua introdução pela Resolução CONAMA n. 001, em 1986. As questões levantadas na aplicação do EIA/RIMA pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental da SMA-São Paulo são também examinadas em comparação com outros Estados brasileiros (experiência quantitativa e tipos de projetos), especialmente a experiência de análise do EIA/RIMA em São Paulo. Na sequência, o artigo demonstra a possibilidade da aplicação do EIA como instrumento de gerenciamento a nível local, regional, nacional e global, como apoio ao planejamento do desenvolvimento, como um pré-requisito para formulação da política nacional de desenvolvimento sustentável. A aplicação do EIA no Brasil é também considerada no âmbito da experiência internacional, no sentido de recomendar uma rede de interação dos países latino-americanos e do Caribe com o estabelecimento de diretrizes comuns para o EIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Carlos Maglio, Secretaria Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Engenheiro Civil, especializado em Planejamento Urbano, Regional e Ambiental, e pós-graduado em Antropologia Política e Ciências Sociais e Engenharia Mineral, exercendo atualmente a direção da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo -SMA.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Como Citar

MAGLIO, I. C. A política ambiental e o desenvolvimento. Revista Ambiente, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 41–46, 1991. Disponível em: https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista/article/view/104. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos